.Filme promotor
Sexta-feira, 14 de Março de 2008
Grupo_2

PERSONALIDADES



Augusto César Ribeiro de Carvalho

Oficial do exército, nascido em 1857 em Chaves e morreu em 1940 na mesma cidade.
Em 1919 já era chefe da 6ª Divisão Militar, com sede em Real de Vila.
Também fundou e dirigiu um dos primeiros jornais na cidade e escreveu o livro mais importante em Chaves, em 1929.

 

 

António Granjo


O advogado, deputado e Ministro na Primeira República, defensor de Chaves em 1912, e um dos líderes mais importantes da Primeira República. Ele é talvez a figura mais importante de Chaves. António Granjo nasceu em Chaves em 1881 e morreu, assassinado em Lisboa em 1921. Ele formou-se na Universidade de Coimbra em 1907.

 

 

Francisco Costa Gomes


Nasceu em Chaves a 30 de Junho de 1914 e faleceu a 31 de Julho de 2001, aos 87 anos. Iniciou a sua carreira militar em 1931, tendo-se licenciado, em 1944, em Ciências Matemáticas. Foi uma das figuras que mais marcou a fase de transição democrática em Portugal após o 25 de Abril"

 

 

Nadir Afonso


Nadir nasceu nos Codeçais, em Chaves, a 4 de Dezembro de 1920. Cedo a natureza o fez despertar para a pintura: "Desde muito pequenino que fui atraído para a pintura. Aos quatro anos já rabiscava alguma coisa", comenta o mestre. Os seus primeiros quadros são datados de 1934. Tinha apenas 14 anos.
O pintor Nadir Afonso é reconhecido nacional e internacionalmente, com exposições feitas em vários pontos do país, por toda a Europa e até noutros Continentes. Algumas das suas obras estão expostas em museus.

 

 

Mário Carneiro


O Dr. Mário Gonçalves Carneiro, nasceu em 7 de Dezembro de 1917, em Chaves. Em 1942 logo que terminou os seus estudos universitários, o jovem licenciado foi convidado para exercer cirurgia num hospital de Coimbra, cidade onde se formara. Mas o médico flaviense não aceitou o convite. As Caldas de Chaves, tema da sua tese de licenciatura, atraíam-no para a sua terra. Em 22 de Setembro de 1945 o Dr. Mário Carneiro aceitou o lugar de Director Clínico das Caldas de Chaves.
O Director Clínico das Caldas de Chaves não deixou nunca de perseguir a ideia da criação de um moderno e eficiente parque termal em toda a região do Alto Tâmega, interligado com as termas da Galiza. A construção de um balneário condigno em Chaves, velho sonho da juventude do clínico, passou a ser para Mário Carneiro uma fixação, a que, voluntariamente, se submeteu. O resultado da sua persistência aí está.
O moderno Balneário hoje existente em Chaves - um dos mais modernos e melhor equipados do país - é o resultado da personalidade de Mário Carneiro.



publicado por chavespafrente às 16:07
link do post | comentar | favorito
|

.Fazer olhinhos
.mais sobre mim
.Quem ta On??
web tracker
.posts recentes

. Grupo_2

. Grupo 1 --> AMICA ''As n...

. Grupo_2

. Grupo MAruzeta - "activi...

. Grupo MAruzeta - "parque...

. Grupo MAruzeta - "vidagu...

. Grupo MAruzeta - "Bandei...

. Grupo MAruzeta - "promoç...

. Grupo MAruzeta - "mercad...

. Grupo MAruzeta - "acção ...

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.mInI InQuÈrItO
Gosta da cidade de Chaves?




View Results
Free poll from Free Website Polls
.pesquisar
 
.Contador de visitas
coches
coches
blogs SAPO
.subscrever feeds