.Filme promotor
Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2007
Grupo 1 --> AMICA "Relatório diagnóstico da cidade - FACTORES DE TURISMO"
Factores de Turismo
 
 
Todos aqueles que visitam a cidade de Chaves deparam-se com uma incomparável beleza e riqueza arquitectónica e urbana. São vários os monumentos da cidade que maravilham todos aqueles que nos visitam e que fazem desta cidade Transmontana uma cidade única. Para todos aqueles que ainda não visitaram a nossa cidade vamos referir alguns desses magníficos monumentos e até alguma da sua história.
 O primeiro é um edifício que data do século XIX, ao qual se dá o nome de Paços do Concelho, situado no topo do Largo de Camões, em pleno coração da cidade, e, é talvez, o mais bonito palacete de Chaves, é agora utilizado como sede da Câmara Municipal de Chaves.
 Ao lado, está o antigo Paço dos Duques de Bragança. É um edifício muito sóbrio, com dois pisos. No seu interior está instalado o Museu da Região Flaviense.
 Numa das saídas do Largo de Camões, perto da Câmara Municipal e do Museu, está o Hospital da Misericórdia, que está instalado num edifício nobre e ilustre, do século passado. Ao lado está o primoroso exemplar de arte barroca, que é a Igreja da Misericórdia.
 Próximo do Museu da Região Flaviense está o Museu Militar, instalado no Castelo Medieval da nossa cidade. Num edifício solene construído durante o Estado Novo, no Largo do Arrabalde, encontra-se instalado o Tribunal. Com um igual interesse, que todos os outros museus da nossa cidade, é o Museu Ferroviário que está instalado na antiga estação da C.P.
Mas não é apenas a sua beleza arquitectónica que faz da nossa cidade uma cidade que é quase obrigatório visitar, é também a sua incomparável gastronomia que faz com que muitos visitantes, que venham à nossa cidade pela primeira vez, tenham que voltar uma segunda vez. Pois quando se fala em gastronomia típica da zona de Chaves e Alto Tâmega vem nos logo à cabeça o famoso presunto de Chaves, assim como o salpicão, as linguiças e as saborosas alheiras.
Mas quando falamos em pratos típicos da nossa região não podemos deixar de referir a posta barrosã, o cabrito assado ou estufado, o cozido à transmontana, a feijoada à transmontana, os milhos à romana, as trutas recheadas com o saboroso presunto.
Mas falar de gastronomia da nossa região é quase obrigatório referir os tão apreciados e reconhecidos Pastéis de Chaves e também o famoso Folar, especialidade de massa fofa com carne de porco, presunto, salpicão e linguiça. Outra das especialidades é o Pão centeio, o mel e também o nosso vinho apaladado.
Não são apenas os magníficos monumentos, a nossa deliciosa gastronomia que faz com que a nossa cidade receba cada dia mais visitantes. Um dos factores de turismo, e que impulsiona a economia da nossa cidade, é o Spa do Imperador, localizado bem no centro da nossa cidade. Dotado de equipamentos de última geração, nas suas modernas e confortáveis instalações, as Termas de Chaves proporcionam um vasto conjunto de serviços e programas de excelência orientados para o relaxamento medicinal.
A hospitalidade característica das gentes da nossa região é também um dos principais factores de turismo da nossa cidade, pois aliado à simpatia das pessoas, encontra-se a vasta e diferenciada oferta hoteleira que possui a nossa cidade. De toda a oferta hoteleira da nossa cidade destacamos o Forte de S. Francisco Hotel, instalado numa imponente fortaleza e classificada como monumento nacional, outro dos hotéis que merece destaque é o Hotel Rural Casa de Samaiões, uma bela quinta de onde se pode observar a nossa magnifica cidade.
 


publicado por chavespafrente às 18:54
link do post | comentar | favorito
|

.Fazer olhinhos
.mais sobre mim
.Quem ta On??
web tracker
.posts recentes

. Grupo_2

. Grupo 1 --> AMICA ''As n...

. Grupo_2

. Grupo MAruzeta - "activi...

. Grupo MAruzeta - "parque...

. Grupo MAruzeta - "vidagu...

. Grupo MAruzeta - "Bandei...

. Grupo MAruzeta - "promoç...

. Grupo MAruzeta - "mercad...

. Grupo MAruzeta - "acção ...

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.mInI InQuÈrItO
Gosta da cidade de Chaves?




View Results
Free poll from Free Website Polls
.pesquisar
 
.Contador de visitas
coches
coches
blogs SAPO
.subscrever feeds