.Filme promotor
Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2008
Grupo_2 Igrejas e Capelas da Cidade

IGREJA DE SANTA MARIA MAIOR - IGREJA MATRIZ DE CHAVES

Local: Praça de Camões


Os primeiros escritos sobre ela datam das Inquirições Afonsinas de 1259. Terá sido reconstruída pouco antes dessa época, talvez no século XII sobre os escombros dos templos anteriores. A primeira parte da obra de reconstrução da Capela do Santíssimo foi do mestre pedreiro Silvestre Garcia e a obra de talha ao mestre entalhador minhoto João Correia Ferreira. O painel de azulejos azuis e brancos sobre o arco cruzeiro é alusivo à Assunção de Maria. A capela-mor que é bela, é do século XVI, sendo obra de Domingos Gonçalves.
Ainda actualmente o interior desta igreja tem três naves, separadas por robustas colunas graníticas cilíndricas, unidas, por sua vez, por arcos de volta inteira. Conserva o seu ambiente românico, escuro e recolhido.
Atrás da Igreja existe, na parede em cima um nicho com uma estátua de Santa Maria Maior.
Durante muito tempo, esta igreja de Santa Maria Maior foi a sede da única paróquia de Chaves.

 

 

 

 

IGREJA DE S. JOÃO DE DEUS - IGREJA DA MADALENA

Local: Rua S. João de Deus – Madalena

Este templo data do século XVIII foi construído no tempo de D. João. Foi originariamente designada por Capela de São João de Deus por ter sido erguida em anexo a um hospital militar, criado na restauração e confiada à ordem dos Frades de São João de Deus.
O seu interior, não sendo muito grande, é airoso, por ser muito alto e tem uma só nave, de planta octogonal.

 

  

IGREJA DA MISERICÓRDIA

Local: Praça de Camões

É a mais bela igreja de Chaves, localizada na praça Caetano Ferreira, fronteira à Igreja Matriz .
Construída no século XVII, esta igreja é tipicamente barroca. Diz a tradição que foi esta a capela do Paço dos Duques de Bragança, restaurada e remodelada durante o domínio Filipino. É um templo relativamente pequeno mas, notável na sua fachada com oito colunas salomónicas com plintos e capiteis, e no seu interior está totalmente revestida de painéis de azulejos azuis e brancos do séc. XVIII, com óptimos desenhos de figuras e de paisagens bíblicas (Bodas de Canã, Ressurreição de Lázaro, Multiplicação dos Pães).

 

 

 

CAPELA DE SANTA CATARINA
Local: Rua 1º de Dezembro

A Capela de Santa Catarina é mais modesta. Do seu exterior apenas se lhe vê a fachada. É altiva e airosa, em granito nu. Está dominada pelo seu pórtico coroado por um frontão triangular e ladeado por pilastras, que delimitam lateralmente o templo. No seu interior merece realce o rico altar em talha dourada, onde figura a imagem da padroeira da igreja.

 

 

 

IGREJA DE NOSSA SR.ª DO ROSÁRIO
Local: Forte de S. Francisco


Desde a Idade Média que a Ordem de S. Francisco tinha um convento na veiga de Chaves. Todavia, o local era húmido e alagadiço, não sendo propício à instalação e actividade dos frades. Por isso, no século XVI, acabaram por se mudar, passando o convento para o monte da Pedisqueira, onde existia já a capela de Nossa Senhora do Rosário. Aqui construíram o novo convento, próximo da antiga capela, a qual reconstruíram, transformando-a em igreja.
No principal túmulo da igreja esteve deposto por centenas de anos, D. Afonso; 1º Duque de Bragança fundador desta Casa Real, residente em Chaves, transladado em 1942 para o panteão dos Duques de Bragança em Vila Viçosa no Alentejo.


 

 

CAPELA DE NOSSA SENHORA DO LORETO
"Capela da Senhora da Cabeça"
Local: Praça de Camões

Capela de Nossa Senhora do Loreto, conhecida popularmente por Capela de Santa Cabeça. A sua fachada é granítica e tem altas pilastras; seguindo o estilo bramantino. Diz a tradição que aqui estão depositados os restos mortais de São Bonifácio Mártir, o qual é milagreiro, fazendo bem a pessoas e animais mordidos por cães raivosos.

 

 


 
CAPELA DE NOSSA SENHORA DA LAPA
Local: Defronte do Forte de S. Francisco

A Capela de Nossa Senhora da Lapa, situada em local próximo ao do Forte de São Francisco, na colina fronteira à zona medieval da cidade.
Diz-se ter sido mandada erigir por um abade, na segunda metade do século XVIII, o que se comprova pelo brasão existente na sua fachada principal. Está construída em estilo barroco, com as fachadas profusamente decoradas por frisos, pilatras e volutas, os quais são de granito trabalhado, em relevo. Após obras de restauro, em 1987, todas as fachadas se mostram agora, quiçá impropriamente, de pedra nua.

 

 

 

 

CAPELA DE NOSSA SENHORA DAS BROTAS
Local: Forte de S. Neutel

 

 

 

 

CAPELA DE NOSSA SENHORA DO PÓPULO
Local: S. Amaro

Esta capela foi fundada no século XVI (1516) e pertence a particulares. Era ponto de paragem frequente para os peregrinos de Santiago de Compostela que passavam por Chaves.

 

 

 

 Capela São Roque

Local: Madalena


 

 

CAPELA DE SÃO BENTO E CRUZEIRO
Local: Madalena

Época Construção : séc. 17 (conjectural)
As reduzidas dimensões e a forma da capela-mor, de planta em hemicírculo, cobertura de abóbada cónica e telhado semi-cónico, singularizam este imóvel.

 

 

 

CAPELA DE SÃO JOÃO
Local: Bairro do Telhado

 

 

 

CAPELA DO SENHOR DOS PASSOS
Local: Rua Padre Joaquim Fontoura

Época Construção: Século XVII

 

 

 

CAPELA DO SENHOR DO BOM CAMINHO
Local: Madalena

Época Construção: séc. XVIII/XIX


 

 

 

CAPELA DO SENHOR DO CALVÁRIO
Local: S. Amaro

Capela votiva, foi construída em 1672. Está erguida no cimo de uma colina, constituindo a estação final de uma via-sacra cujo início foi, em tempos, na Igreja de Santa Maria Maior. Esta circunstância, associada ao padroeiro da capela, faz designar popularmente a elevação, bem como o bairro circunstante, por Calvário.

 

 

 



publicado por chavespafrente às 14:58
link do post | comentar | favorito
|

.Fazer olhinhos
.mais sobre mim
.Quem ta On??
web tracker
.posts recentes

. Grupo_2

. Grupo 1 --> AMICA ''As n...

. Grupo_2

. Grupo MAruzeta - "activi...

. Grupo MAruzeta - "parque...

. Grupo MAruzeta - "vidagu...

. Grupo MAruzeta - "Bandei...

. Grupo MAruzeta - "promoç...

. Grupo MAruzeta - "mercad...

. Grupo MAruzeta - "acção ...

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.mInI InQuÈrItO
Gosta da cidade de Chaves?




View Results
Free poll from Free Website Polls
.pesquisar
 
.Contador de visitas
coches
coches
blogs SAPO
.subscrever feeds