Sustentabilidade
Chaves tem várias actividades em mente para o progresso da cidade a nível económico, como espaço de inovação, oportunidades e de cooperação. Por exemplo, algumas das iniciativas são:
* Afirmar o Concelho como destino turístico (as termas, casino);
* A cooperação da Cidade com a vizinha Galiza;
* Dinamizar o Parque Empresarial de Chaves nas suas diversas valências;
* Reforçar a cooperação institucional para o estabelecimento de parcerias (públicas e/ou privadas) tendo em vista a criação do Parque Tecnológico de Chaves;
* Prosseguir a política de requalificação do comércio (urbanismo comercial), integrada numa estratégia mais alargada de afirmação de Chaves como centro urbano.
Já existiram em Chaves várias indústrias de mão-de-obra intensiva e pouco especializada, cujos resultados foram de tal modo incipientes que desencadearam o seu encerramento.
O Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE), aprovado pelo actual governo é muito apreciado pelas Multinacionais, é rentável no curto prazo, face à criação intensiva de postos de trabalho pouco qualificados. Deverá ser uma prioridade política a criação de uma indústria empresarial de elevado valor tecnológico e evitar que a área empresarial se transforme num agrupamento de armazéns e oficinas auto. No caso de estes aspectos serem descurados, a área empresarial poderá ser um imenso desastre, comprometendo-se a sua sustentabilidade e, em última análise, a sustentabilidade económica e social do concelho de Chaves.